Carreira e Mercado de Gestão de Projetos

Carreira no mundo

Hoje, o Gerenciamento de Projetos é um fator crítico de sucesso para as empresas, como pode ser comprovado a partir das seguintes constatações:

• De acordo com o Banco Mundial, mais de 1/5 do dinheiro do mundo está sendo gasto em projetos;

Carreira no mundo

• A Economist Intelligence Unit, uma das mais notáveis fornecedoras de análises econômicas do mundo, identificou o Gerenciamento de Projetos como a maior e mais importante habilidade para o sucesso dos negócios.

• Estudos do Project Management Institute (PMI)® mostram que, em nível mundial, atualmente $12 trilhões são investidos em infraestrutura e projetos, prevendo para os próximos anos:

  • Déficit de 6 milhões de profissionais em Gerenciamento de Projetos;
  • 20 milhões de profissionais envolvidos em projetos;
  • Apenas 1 milhão com formação reconhecida;
  • Nível crítico de demanda não atendida por profissionais com habilidade em Gerenciamento de Projetos.

Valorização do Tecnólogo no mercado do Brasil

Estatísticas têm revelado a tendência de valorização da profissão tecnológica por possuir atuação focada em demandas específicas, facilidade de compreensão e intervenção em processos, facilidade e aplicação das suas competências desenvolvidas.

Estudante da Faculdade Ietec

Essa valorização tem se refletido em dados de empregabilidade que pode ser explicada pela sua capacidade de redução de custos e de agregação de valor aos processos.

Empregabilidade na grande BH

Linha de produção da Iveco

Linha de produção da Iveco, em Sete Lagoas

O mercado de BH tem apresentado grande carência de profissionais tecnólogos na área de processos gerenciais com ênfase em Gerenciamento de Projetos. O crescimento das oportunidades de projetos pode ser indiretamente aferido pelo crescimento de filiados à seção Minas Gerais do PMI®. De 2003 a 2015, o número de filiados passou de 55 para mais de 900. Também é importante observar que o Ietec, atualmente, oferece sua 160ª turma do curso pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, o que demonstra demanda ativa e valorização desse profissional.

Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos

Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos 2016 realizado em Belo Horizonte

Na Grande BH, concentram-se as atividades econômicas de metalurgia, siderurgia, mineração, petróleo, automóveis, autopeças, calçados, indústria têxtil, turismo, alimentos e bebidas, bens de capital, moda, construção civil e serviços, totalizando mais de 65 mil empresas e mais de 1 milhão de empregados. Todas essas atividades são fortes demandantes por profissionais de processos gerenciais e Gerenciamento de Projetos.

É fundamental para qualquer profissional estar sempre atualizado. Nesse aspecto, os cursos do Ietec foram muito importantes, não só pelo conhecimento passado, como também pela troca de experiências com os professores e alunos.

Maurício Serafim

Diretor de Engenharia, Reta Engenharia

No Ietec pude ampliar minha visão sobre as nove áreas da GP, principalmente com relação a custos e qualidade. A pós-graduação em Gerenciamento de Projetos foi uma grade iniciativa do Ietec. Indico o curso aos meus funcionários frequentemente.

Gasiry Antônio Siman

Diretor, Reframom Montagem e Manutenção de Refratários

Fiquei bem surpreso com o alto nível dos professores e dos colegas de turma; já trabalho na área de Planejamento, e pude aprender as melhores técnicas para a melhora das minhas atividades diárias.

Marcelo Fernando Silva da Cunha

Ex-aluno da pós-graduação em Gerenciamento de Projetos

Graduação Tecnológica em

Processos Gerenciais

com foco em Gerenciamento de Projetos